sábado, 31 de outubro de 2009
Momentos da 5ª Jornadinha Nacional de Literatura
Colégio Marista Conceição
Colégio Cenecista Dr. Julio Ribeiro Neves
Colégio Teresa Verzeri
Colégio Salvatoriano Bom Conselho
Escola Menino Jesus
EMEF Arlindo Luiz Osório
Escolas de Victor Graeff
Rede Municipal de Constantina
Notícias da 5ª Jornadinha
Biblio França - Gilles Eduar participa da Jornadinha Nacional de Literatura
Maxpress: Jornadinha Nacional de Literatura de Passo Fundo
Folhinha - Oriental com toque caipira
Folhinha - Menino dá autógrafo
AEILIJ - 5ª Jornadinha Nacional de Literatura
ClicRBS - Bonecos divertem o público infantil na Jornadinha em Passo Fundo
Correio do Povo - Pequenos leitores lotam o Circo da Cultura
Rádio Tapejara - Jornadinha de Passo Fundo encanta público
Rádio Planalto - Crianças dedicadas à leitura: Jornadinha é atração no Circo da Cultura
Rádio Uirapuru - Circo da Cultura: ontem foi dia de sessões de autógrafos e abertura da 5ª Jornadinha Nacional de Literatura
sábado, 24 de outubro de 2009
Pré-Jornadinha na Escola Sepé Tiaraju
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Pré-Jornada - Sarandi / RS
HQs - Jornadinha sarndi /RS
- Os alunos da 7ª Série, da Escola Sarandi, desenvolveram com a professora Lourdes Alievi Mari as seguintes atividades:
- Leitura do livro “HQs quando a ficção invade a realidade “ de Rosana Rios
- Pesquisa sobre a autora Rosa Rios
- Leitura de gibis (histórias em quadrinhos)
- Escolha do personagem das histórias em quadrinhos.
- Criação de uma história com um personagem das histórias em quadrinhos, sendo que este não perca suas características e participe na vida escolar de cada aluno.
- Pesquisa e socialização de exemplos de cartuns, charges, tiras, quadrinhos de diferentes autores.
- Montagem de um painel com este material coletado pelos alunos e fazer uma exposição.
O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA - Sarandi /RS
Pré- Jornadinha - 5ª série - Sarandi/RS
Pré-Jornadinha em Sarandi-RS
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Pré-Jornadinha em Paraí - RS
Pré-Jornadinha na Escola Menino Jesus
E na última semana do mês de outubro os alunos e professores estarão conversando os escritores na 5ª Jornadinha Nacional de Literatura.
Pré-Jornadinha em Concórdia - SC
No Grupo Escolar Maria Melânia Siqueira a Pré-Jornadinha encolveu os alunos até na contação de histórias. As alunas Bruna Dreon e Nadine Moretti de Lima, fizeram um bela foram as contadoras e fizeram a apresentação do livro "As Marias" de Anna Cláudia Ramos, autora que vai estar presente na 5ª Jornadinha de Literatura de Passo Fundo.
Pré-Jornadinha no Colégio Marista Conceição
Durante a Pré-Jornadinha os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com o apoio e a supervisão dos educadores, conheceram previamente os autores e suas respectivas obras.
Confira mais informações no site da escola.
Foto: alunos ouvindo histórias durante o lançamento da Pré-Jornadinha na escola
Pré-Jornadinha no Colégio Notre Dame

Prova disso são os trabalhos realizados nas escolas. A rede Notre Dame vai partcipar da 5ª Jornadinha com todas as turmas de 1º ano ao Ensino Médio. Confira as atividades que estão acontecendo na escola.
Foto: Alunos da 3ª C trabalndo com o livro A menina danadinha, de Pedro Bandeira.
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Pré-Jornadinha em Sarandi

Na Escola Dr. João Carlos Machado após as turmas lerem e discutirem as obras dos autores que participarão da 5ª Jornadinha Nacional de Literatura eles relizaram como atividade final a pintura dos muros da escola.
Para saber mais sobre a atividade que aconteceu no município de Sarandi- RS leia a matéria do jornal Zero Hora: http://www.upf.br/site/inc/noticias/openFile.php?codFile=8537
segunda-feira, 24 de agosto de 2009
Transpoemas

O poeta gaúcho Ricardo Silvestrin presta em Transpoemas uma homenagem aos meios de transporte novos e antigos. Nesta viagem por terra, água e ar, há lugar para o avião, o metrô, a bicicleta, o submarino, e outros veículos menos convencionais - se é que podem ser chamados de transportes -, como o disco voador, o carrinho de supermercado, a prancha de surfe e o tapete voador. São dezoito poemetos rimados, acompanhados de divertidas ilustrações do gravurista e pintor Apo Fousek, que invadem gradativamente as páginas. O livro tem unidade circular e possibilita duas leituras, a partir da capa ou do verso dela. Na orelha, "depoimentos" de seis "leitores" criticam ou elogiam o livro de Silvestrin: tem o guarda de trânsito, o pedestre e até uma bibliotecária. O semáforo deu sinal verde. Só falta as crianças em fase de alfabetização ocuparem seus lugares.
Visite o site do autor Ricardo Silvestrin.
PLAY

Visite o site do escritor Ricardo Silvestrin.
O MENOS VENDIDO
| "Silvestrin reinjeta o tônus da leveza e da alegria frente a tanta anorexia estética que marca nossa lírica contemporânea. (...) Nas elipses sintáticas, no sábio manejo rítmico, na clareza e na sedução com que consegue atrair o leitor para seu mundo, (...) Ricardo Silvestrin abre luminosos espaços para que as experiências de vida e arte harmoniosamente se enlacem." (Antonio Carlos Secchin). |
HQs – quando a ficção invade a realidade

Para saber mais sobre o livro visite o blog da escritora Rosana Rios.
O livro das encrencas
O livro dos sustos
Medo de escuro, de bruxa, de dentista, de aranha, de vampiro, de injeção. São muitos os medos da vida. Mas o professor T. Meroso encontrou um jeito de enfrentá-los: pesquisando-os até tornar-se um sustólogo. Este livro, um tratado sobre a Sustologia, é uma minienciclopédia dos medos mais comuns e mais famosos, é o resultado de suas estranhas pesquisas. E ele ainda dá conselhos bem-humorados para lidar com os pavores. Visite também o blog da escritora Rosana Rios.
Cavalgando o arco-íris
E também sobre situações de vida: o chato de se ter irmão menor, o medo do escuro, os namoros, e muito mais.
Aqueles olhos verdes

Agora estou sozinha

Conta a história de uma menina que perdeu sua mãe, a pouco tempo, e seu pai vai se casar novamente com uma mulher que ela não gosta.
Thelma(a menina) joga o "jogo do copo" com suas amigas e descobre q a mãe foi assassinada, após essa brincadeira ela tenta descobrir quem matou sua mãe com a ajuda de seu namorado.
O fantástico mistério de Feiurinha
Essa História a vai além do "E viveram felizes para sempre". Ou seja, as princesas casaram-se com os seus respectivos príncipes, tiveram uma porção de filhos, enfiaram-se em seus aventais e aconteceu fatos diferentes do que imaginamos para a vida de uma princesa. Para descobrir a vida diária de uma princesa... basta ler o livro. O medo e ternura

A marca de uma lágrima

Isabel foi testemunha de uma cena muito suspeita e sua vida está ameaçada.
Malasaventuras

Série "Os Karas"

Pedro Bandeira explicou que a opção pela temática do enredo policial e de mistério não vem de qualquer tipo de influência literária ou preferência pelo gênero. “Meu tema são as emoções humanas. Os enredos aventurosos ou de suspense são apenas os trilhos por cima dos quais corre o trem das emoções”.
Droga da obidiência
Pântano de sangue
Anjo da morte
A droga do amor
Droga de Americana
Os três mosqueteiros
Em 1625, o jovem Dartanhan chega a Paris com o sonho de se tornar mosqueteiro da guarda de Luís XIII, rei da França. Logo na chegada, arruma briga com os mosqueteiros Porthos, Athos e Aramis, que o desafiam para um duelo. No entanto, os quatro são atacados por guardas do Cardeal Richeliê, Primeiro Ministro francês. A bravura de Dartanhan faz com que seja admirado pelos três mosqueteiros, nascendo então uma grande amizade entre eles. Unidos pelo lema 'Um por todos e todos por um', os quatro rapazes vivem perigosas aventuras pela França e Inglaterra, com o objetivo de desarmar as intrigas do Cardeal, que deseja desmoralizar a rainha e provocar uma guerra entre franceses e ingleses, para obter mais poder e dinheiro. | Sobre o autor: BANDEIRA, PEDRO |
A menina danadinha

A onça e o saci
Pequeno pode tudo
Por enquanto sou pequeno
A princesinha medrosa
Uma princesinha tinha muito medo do escuro e da solidão. Outros medos a assustavam ainda mais - e, para acabar com eles, ela decidiu dar uma série de ordens. Fez com que as luzes de seu palácio nunca se apagassem e que os súditos dormissem perto dela, para lhe fazer companhia. Quis, por fim, que o sol deixasse de se pôr.Conheça um pouco mais sobre a obra A princesinha medrosa.
Apresentação do livro.
Pedro e Lua

Leia e descubra como terminou a história de Pedro e Lua.
Agbalá
Por que algumas crianças recebiam o nome em saudação à natureza? Como os negros negociavam a compra da carta de alforria? Por que não podiam andar calçados? Como conseguiam escapar e formar os quilombos? Que divindades cultuam? Por que oferecem alimentos a elas? Por que utilizam trajes diferentes e mantos coloridos?As respostas dessas perguntas estão no livro Agbalá de Marilda Castanha.
Pindorama
Marilda Castanha nos conta o passado do Brasil e nos leva aos primórdios da História - ao Brasil antes do 'descobrimento'. Em Pindorama, nem todas as tribos viviam da mesma maneira. Marilda ressaltou as diferenças entre Kayapós, Xavantes, Pataxós, Tupinambás e outras etnias indígenas. Para compor as ricas ilustrações, ela pesquisou a iconografia e os registros feitos pelos naturalistas e, sobretudo, pelos próprios índios, nas paredes das grutas, nas pinturas corporais, nos adornos etc. Inspiradas em elementos da natureza, o trabalho resultou em imagens vivas e coloridas, com traços rústicos e pinceladas densas, bem próximo ao que conhecemos da arte indígena. O livro explica ainda como os índios se orientavam pelas mudanças da natureza, as técnicas de pesca e caça, a confecção de instrumentos, a maneira de se comunicar com o mundo dos espíritos, as máscaras e os instrumentos musicais usados nos rituais, a arte da pintura, e até a forma como criaram as palavras de sua língua e sua identidade. Marilda recupera ainda os elementos dessa cultura hoje, presentes, por exemplo, em nosso vocabulário. | Sobre o autor: CASTANHA, MARILDA |
Histórias aumentadas
13 lendas brasileiras

Leia e compartilhe as histórias com os colegas.
O golem do Bom Retiro

No bairro paulistano do Bom Retiro, os irmãos skinheads Garrafa e Ângelo infernizam Ariel, filho do rabino. Perseguido e humilhado, ele convence o futuro cunhado a criar um gigante de barro, um golem, para defendê-los e também Nico, o engraxate negro atirado no bueiro pelos skins. Auxiliados pelo golem, Ariel, Nico e a amiga Riri se envolverão em uma emocionante aventura policial e esotérica.
Mais informações sobre a obra.
Quem matou o mestre de matemática?











